sexta-feira, 29 de março de 2024

TOMO MCDXXXIV - LEMBRANDO ALGUMA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

Nas minhas lembranças das sextas-feiras santas, ou da paixão, ou ainda sexta-feira maior, formas que como este dia era tratado por muito tempo em casa, que eu me lembre, antes dos quatro anos, ou seja, ainda em Pereira Barreto, cidade em que nasci, mas a lembrança, aqui retratada, aconteceu na rua Alfredo Lúcio mesmo, mesma rua em que ainda moro.Minha mãe, d. Maria Aurora, sempre guardava as quaresmas, assim, que ela falava, jejum absoluto de carne vermelha, apenas frango e peixe, que nunca era tratado como carne, carne mesmo neste tempo, apenas "vaca", não estranhem, quando íamos ao açougue, nunca pedíamos carne de boi, sempre de vaca, ou de porco, galinha era galinha, não frango e o peixe, quando não era as "corvinas" era sardinha. Ainda que seu José Félix, peixeiro amigo de meu pai, o seu Enéas, expusesse outros peixes, em casa nunca entravam, mas nas sextas-feiras maior, o prato era a base de "Surubim salgado" que era o bacalhau do nordeste, como meu pai e seus amigos falavam. Espero que nenhum de vocês se imaginem tirando as escamas deste peixe, principalmente quando salgado.

Mas, falemos de outros ritos das sextas-feiras maior, nestas datas, o leite era simplesmente banido da casa, exceto, é claro, para os lactantes, tenho quatro irmãos mais novos.

Meu pai, seu Enéas, e suas poucas palavras, organizava todos os anos, excursões para Aparecida do Norte, uma no dia Sete de Setembro, outra em doze de outubro, uma marca inquestionável de sua fé na padroeira, via de regra, só ia a igreja nestas datas, ou para batizados. O único lanche que ele conhecia era um "copo de leite quente", algo que eu nem conseguia segurar, quanto mais colocar na boca, e para comer, uma broa de milho, "na verdade fubá", algo que mesmo com o leite, travava na boca. Mas, nas sextas-feiras maior, o leite que era banido da casa, era banido mesmo

Um dia, ousei perguntar para o seu Enéas, porque ele, que não tinha nenhum outro rito religioso, a não ser o "Surubim salgado" na sexta-feira maior, não tomava leite também neste dia. O velho, ainda não tinha o direito de o tratar assim, me apoiado no cabo da enxada, estavamos colhendo batata-doce no quintal, ele pausadamente respondeu: antes de conhecer sua mãe, ao contrário de minha família, eu era bem "virado do avesso" e fui "tirar leite" de uma vaca, numa sexta-feira maior, em vez de leite, o que saiu dos peitos da vaca, foi sangue, desde então, não ponho leite na boca neste dia.

Posso, depois de uma infância, "virado do avesso" exceto durante os tempos da teologia da libertação, numa ter sido fiel frequentador das igrejas, mas ignorar a somatização da fé popular, algo, quase sempre para o mal. Mas é justamente a mesma somatização, "real ou não" do sangue nos peitos da vaca, na história de meu pai, que trouxe finalmente o primeiro filho homem para o casal, ainda que meu nome, não seja, necessariamente, algo que eu goste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale a pena aproveitar esse Super Batepapo

SBP em pauta

DESTAQUE

COMO A MÍDIA MUNDIAL ESTÁ DIVULGANDO HISTÓRIAS FALSAS SOBRE A PALESTINA

PROPAGANDA BLITZ: HOW MAINSTREAM MEDIA IS PUSHING FAKE PALESTINE STORIES Depois que o Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel, as forç...

Super Bate Papo ao Vivo

Streams Anteriores

SEMPRE NA RODA DO SBP

Arquivo do blog