quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

RUSSOFOBIA NO XADREZ NÃO PODIA TER MELHOR RESPOSTA

Russo pede para não insultar seu rival polonês que se recusou a apertar sua mão. 
Denís Jismatulin afirmou que voltaria a apertar a mão de Jan-Krzysztof Duda, porque foi isso que "seu pai lhe ensinou".


O enxadrista russo Denís Jismatulin apelou à mídia e ao público em geral para que parem de insultar o grande mestre de xadrez polonês Jan-Krzysztof Duda, que no Campeonato Mundial de Xadrez Rápido, realizado no final de dezembro em Samarcanda, no Uzbequistão, se recusou a apertar sua mão .

Em comunicado publicado quinta-feira na conta do Telegram do grande mestre russo Sergei Kariakin , Jismatulin disse que não concorda com o gesto de Duda, mas que respeita seu direito de expressar descontentamento com sua postura e suas atividades fora do tabuleiro. Da mesma forma, ressaltou que não apresentará recursos à Comissão de Ética da Federação Internacional de Xadrez para exigir a desclassificação do rival, garantindo que a atitude de Duda não o ofendeu.

"Gostaria de pedir aos meios de comunicação social que não dispersassem ou politizassem esta situação , não insultassem o grande mestre polaco e, claro, não insultassem a nação polaca como um todo", disse Jismatulin, acrescentando que, se lhe for dada a oportunidade, jogar com ele novamente, ele levantará a mão novamente antes do jogo.


"Mas não porque eu seja tão estúpido e ingênuo, nem por causa do exagero, mas porque foi isso que meu pai me ensinou a fazer quando me ensinou xadrez na minha infância, foi isso que meu primeiro treinador me ensinou a fazer quando eu veio para o clube do Palácio dos Pioneiros, na pequena cidade bashkir de Neftekamsk, na primeira série", enfatizou o jogador.

Além disso, Jismatulin, que visitou repetidamente a zona da operação militar especial russa  com missões humanitárias , anunciou que o popular portal de xadrez Chess.com o proibiu de participar em torneios com prémios e de realizar quaisquer atividades sociais no site. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale a pena aproveitar esse Super Batepapo

SBP em pauta

DESTAQUE

COMO A MÍDIA MUNDIAL ESTÁ DIVULGANDO HISTÓRIAS FALSAS SOBRE A PALESTINA

PROPAGANDA BLITZ: HOW MAINSTREAM MEDIA IS PUSHING FAKE PALESTINE STORIES Depois que o Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel, as forç...

Super Bate Papo ao Vivo

Streams Anteriores

SEMPRE NA RODA DO SBP

Arquivo do blog