sexta-feira, 19 de maio de 2023

Campeã de Taekwondo sofre assedio sexual e é expulsa do Afeganistão pelo Talibã

Sex-shamed by Taliban and driven out of her homeland – but Afghanistan’s last female taekwondo fighter refuses to give in
Seu chute frontal alto poderia facilmente derrubar um oponente e lhe render uma medalha em qualquer campeonato. Mas no Afeganistão, a campeã de taekwondo Marzieh Hamidi foi sexualmente envergonhada pelo Talibã e expulsa de sua terra natal.


Muitos homens no Afeganistão do Talibã foram levados a acreditar que as mulheres não podem ser campeãs. Quando eu abro minhas pernas para treinar, eles dizem 'você perdeu a virgindade, você é uma mulher má'”, diz Hamidi, que representou a seleção de seu país antes do Talibã assumir.

“Isso é violência para mim. Não precisa ser um tapa na minha cara. Isso é violência e destruição suficientes para o meu cérebro”, disse ela ao The Independent.

A jovem de 21 anos, que fugiu do Afeganistão depois que o Talibã venceu a guerra contra os EUA e chegou ao poder, diz que a raiva está se formando como uma tempestade dentro de seu peito desde agosto de 2021 e seus chutes e socos agora são alimentados por essa agressão e raiva.

Os combatentes do Talibã, à procura de colaboradores do exército dos EUA, estavam nas ruas em frente à sua casa em Karte Char, em Cabul, diz ela, enquanto os observava da janela de sua casa. Seu pai voltou de uma missão e disse a ela: "eles chegaram", deixando-a totalmente descrente.


Para avaliar o que estava acontecendo com seu bairro, Hamidi, então com 19 anos, vestiu uma burca três vezes o seu tamanho e foi ao seu favorito bar-café com uma amiga.

Só vimos os combatentes armados do Talibã guardando todos os cantos e cantos, dentro do restaurante e fora da minha casa. Muitos deles, o tipo de homem que eu nunca tinha visto antes, com longas barbas e segurando algum tipo de arma. Depois disso, não vi nenhuma mulher andando em público”, diz ela.

Ela esperou que o caos inicial nos aeroportos de Herat e Cabul diminuísse antes de poder escapar do novo regime. Eventualmente, ela foi evacuada pela França.

O pai de Marzieh apoiou as ideias e princípios contrarias ao Talibã e teve que deixar o Afeganistão. Ela nasceu no exílio no Irã em 2002 e conseguiu retornar ao seu país natal em 2019, morando lá apenas por dois anos antes de ser forçada a fugir novamente.

Hamidi agora estará competindo como parte da equipe de refugiados no Campeonato Mundial de Taekwondo em 29 de maio em Baku, Azerbaijão.

Parte meu coração não ter as cores do Afeganistão me representando no cenário mundial. Me machucou muito porque era meu sonho estar no campeonato mundial ao lado de minha equipe da casa, mas aproveito isso como uma chance de lutar por mim, meu país e minhas mulheres e algumas pessoas que são do mesmo país, mas não vão apoie-me por não usar hijab”, diz Hamidi.


“Eu ainda, sim, as representarei.”

Ela enfrentará campeões de taekwondo de todo o mundo na categoria até 57kg, em meio a um ciclo devastador de perda de sua terra natal, deixando seus pais e família para trás, vendo sua federação esportiva em Cabul entrar em colapso e outros membros da equipe desaparecerem sob o domínio do Talibã. 

Mesmo que ela quisesse representar um Afeganistão liderado pelo Talibã, as políticas opressivas de gênero do regime islâmico linha-dura a deixaram sem uma equipe – o Afeganistão enviará apenas homens para competir no campeonato mundial este ano.

Apenas meninos podem treinar taekwondo no Afeganistão e apenas eles podem vir a Baku. Vou ver os meninos e homens que treinaram para o campeonato”, diz ela.

O Talibã nunca enviaria mulheres para campeonatos enquanto elas estivessem no poder em Cabul, diz Hamidi, acrescentando que ela nunca as representaria por escolha se isso mudasse.

Para mim, eles são um grupo de terroristas misóginos. Por causa deles tive que recomeçar a minha vida, tive que sair do meu país. Estou sozinha, perdi minha casa e perdi tantas pessoas em casa na guerra. Quero agora mostrar ao Talibã que os refugiados não são tão fracos quanto parecem”, diz ela.

Bibi Aisha casou-se, aos 12 anos.
 Fugiu aos 19 para pedir ajuda a uma vizinha,
 o marido cortou-lhe o nariz, as orelhas e o cabelo
.

Ver seu país escapar do imperialismo e cair nas mãos do Talibã foi um desgaste mental tão difícil quanto qualquer batalha física, diz ela.

Às vezes eu paro e minha mente volta para o Afeganistão. Perdi minha luta na Bélgica por causa do Talibã, que foi minha primeira luta depois de fugir de Cabul. Eu estava deprimida e quando estou cambaleando com aquela sensação, não tenho energia nas pernas, no corpo para lutar e levantá-lo alto o suficiente para um chute ”, diz ela.

Meu treinador me perguntou ‘o que aconteceu com você’, mas nunca consigo explicar minha luta mental para ninguém que não seja do Afeganistão.” Como você explica os horrores de se tornar um refugiado nas mãos de pessoas de fora do país, ela pergunta. “Ninguém vai entender.”

Não há voltar para casa. Eu persigo esse sentimento todos os dias, mas passo noites sem dormir para sentir que pertenço a algum lugar. Quero saber o que significa pátria. Disseram-me que casa é um sentimento, mas agora não tenho esse sentimento também”, diz ela.

Com todas as probabilidades contra ela, Hamidi diz que não tem medo de falar na cara.

Meu taekwondo é minha luta porque proibiram e eu saí de lá (Afeganistão). Vim para Paris para me tornar uma campeã para mostrar a eles que se você me banir de lá, posso continuar aqui, que posso lutar contra você e posso lutar contra sua mente [para mostrar] que as mulheres são fortes. Posso fazer o que quiser e eu tenho o poder”, diz ela.

Vou lutar pelo Afeganistão, mas farei do meu jeito. Não serei vítima do Talibã."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale a pena aproveitar esse Super Batepapo

SBP em pauta

DESTAQUE

COMO A MÍDIA MUNDIAL ESTÁ DIVULGANDO HISTÓRIAS FALSAS SOBRE A PALESTINA

PROPAGANDA BLITZ: HOW MAINSTREAM MEDIA IS PUSHING FAKE PALESTINE STORIES Depois que o Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel, as forç...

Super Bate Papo ao Vivo

Streams Anteriores

SEMPRE NA RODA DO SBP

Arquivo do blog