sexta-feira, 13 de novembro de 2020

MADRE TEREZA DE CALCUTÁ ERA ATÉIA



A primeira pedra sobre a qual assenta a santidade de Madre Teresa é "a resposta a um chamado divino", é "a obediência a uma inspiração divina, examinada e reconhecida como tal". Assim foi o padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, em dezembro de 2003, logo após a beatificação de Madre Teresa de Calcutá, ocorrida em 19 de outubro do mesmo ano. O Capuchinho proferiu os habituais sermões do Advento na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, na presença do Papa João Paulo II e da Cúria Romana, na véspera de 5 de setembro, dia em que a Igreja se lembra do santo Padre Cantalamessa reúne essas meditações em um livro, "Madre Teresa - Uma santa para ateus e casados".

Nasceu Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, em 26 de agosto de 1910 em Skopje (agora capital da Macedônia do Norte), então parte do Kosovo Vilayet do Império Otomano. Após morar em Skopje por dezoito anos, ela se mudou para a Irlanda e depois para a Índia. Ela fundou as Missionárias da Caridade, uma congregação que tinha mais de 4.500 freiras e estava ativa em mais de 133 países. A congregação administra casas para pessoas que estão morrendo de HIV / AIDS, hanseníase e tuberculose. Também administra refeitórios populares, dispensários, clínicas móveis, programas de aconselhamento infantil e familiar, bem como orfanatos e escolas. Seus missionários fazem votos de dar "serviço gratuito de todo o coração aos mais pobres dos pobres." Por isso, obviamente, ela foi homenageada na Igreja Católica como Santa Teresa de Calcutá.

Ao receber o prêmio Nobel, pediu ao seu confessor que orasse por ela, porque ela mesma não sentia nada quando orava e não tinha mais nenhuma experiência de Deus. Em uma carta, escrita a Jesus a pedido de seu confessor, ela soa como um Dawkins adolescente:

Eu chamo, eu me agarro, eu quero ... e não há o Alguém para responder ... ninguém em quem eu possa me agarrar ... não, ninguém. Sozinha... Onde está minha Fé... Mesmo lá no fundo não há nada, mas vazio e escuridão ... Meu Deus ... quão dolorosa é essa dor desconhecida ... Eu não tenho Fé ... Eu ouso não pronunciar as palavras e pensamentos que se aglomeram em meu coração ... e me fazem sofrer uma agonia indescritível.

Tantas perguntas sem resposta vivem dentro de mim com medo de descobri-las ... por causa da blasfêmia ... Se Deus existir ... por favor, me perdoe ... Quando tento elevar meus pensamentos ao céu há um vazio tão convincente que aqueles muitos pensamentos retornam como facas afiadas e ferem minha própria alma. Disseram-me que Deus me ama ... e, no entanto, a realidade das trevas e frieza e vazio é tão grande que nada toca minha alma.

Antes de começar seu trabalho em Calcutá, ela era íntima de Jesus e não se importava de contar todos os detalhes a seus confessores e superiores. Jesus, em que ela acreditava naquela época, havia dito a ela - ela tinha ouvido sua voz - para ir trabalhar entre os pobres. O diálogo parece ter saído de uma novela mexicana: Jesus diz à freira, aí na casa dos 30 anos: “Você é, eu sei, a pessoa mais incapaz, fraca e pecadora, mas só porque você é isso, quero te usar para a minha glória. Queres recusar meu amor? " Ela responde como a heroína deveria: "Eu quero amar Jesus, mas amá-lo como ele nunca foi amado antes."

O seu confessor, observando estes esforços, observou que «[a] união com Nosso Senhor foi contínua e tão profunda e violenta que a ruptura não parece muito distante». Ela pôde finalmente anunciar a ele que "Jesus se entregou totalmente a mim".

E depois disse, durante quase todos os 50 anos seguintes, Jesus nunca mais escreveu; Ele nunca ligou. Todas as amigas dela falaram com Ele, ou disseram que sim. Mas ele nunca esteve lá para ela. Ela simplesmente continuou trabalhando, ficando cada vez mais famosa e poderosa - e rica, se ela quisesse - enquanto Jesus ignorava todos os seus apelos. A única vez que seu desespero e abandono sumiram foi cinco semanas depois da morte do Papa Pio XII. Ela orou por um sinal de que Deus estava satisfeito com seu trabalho.
Contada por si mesma, a história seria interessante: uma camponesa de extraordinária tenacidade e dinamismo se muda para o outro lado mundo, usando a religião para tirá-la da obscuridade e dar-lhe uma vida plena e importante, embora a fé e seus consolos são arrancados dela quando finalmente ela obtém a autonomia que ela realmente queria.

Só os ateus mais endurecidos não ficarão chocados com a facilidade com que a Igreja Católica assimilou a notícia de que sua mais famosa santa se considerava uma hipócrita quando falava do amor de Deus.

Mas se você for um ateu suficientemente endurecido, a história ainda terá outra reviravolta. Afinal, suponha que a religião seja uma mentira puramente feita pelo homem: Agnes Bojaxhiu, a santa de Calcutá, poderia ter feito um negócio melhor com qualquer coisa feita pelo homem do que com a Igreja Católica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale a pena aproveitar esse Super Batepapo

SBP em pauta

DESTAQUE

COMO A MÍDIA MUNDIAL ESTÁ DIVULGANDO HISTÓRIAS FALSAS SOBRE A PALESTINA

PROPAGANDA BLITZ: HOW MAINSTREAM MEDIA IS PUSHING FAKE PALESTINE STORIES Depois que o Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel, as forç...

Super Bate Papo ao Vivo

Streams Anteriores

SEMPRE NA RODA DO SBP

Arquivo do blog