sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Whitey X Nigger - A guerra semântica de Gil Scott-Heron em Lovecraft Contry


"Whitey na Lua" (Whitey poderia ser traduzido como branquelo. Forma pouco lisongeira dos negros chamarem os brancos. É o troco dos brothers ao termo "nigger").  
Esse poema critica e ironiza a corrida espacial dos EUA enquanto os negros viviam à míngua. O poema identifica a negligência por parte do governo como o motivo da pobreza, um argumento também feito pela canção de 1971 de Marvin Gaye "Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)",  e questionou quem se beneficiou do programa espacial. 


A conexão que Scott-Heron implica entre o capitalismo nos Estados Unidos e a pobreza, a destruição ambiental e o militarismo foram temas encontrados em muitas outras de suas obras.
 A obra é do poeta e músico afro-americano Gil Scott-Heron. É declamado no final do segundo capítulo da série "Lovecraft Contry". A série vale a pena! E o poema mais ainda. 
                                                                 
Whitey on the moon
Um rato mordeu minha irmã Nell.
(com Whitey na lua)
Seu rosto e braços começaram a inchar.
(e Whitey está na lua)
Não posso pagar nenhuma conta médica.
(mas Whitey está na lua)
Daqui a dez anos ainda estarei pagando.
(enquanto Whitey está na lua)
O homem acabou de aumentar meu aluguel na noite passada.
(porque Whitey está na lua)
Sem água quente, sem banheiros, sem luzes.
(mas Whitey está na lua)
Eu me pergunto por que ele está me chateando?
(porque Whitey está na lua?)
Eu já estava pagando cinquenta por semana.
(com Whitey na lua)
Os impostos cobrando todo o meu cheque,
Junkies me deixando uma pilha de nervos,
O preço da comida está subindo,
E como se toda essa merda não fosse suficiente
Um rato mordeu minha irmã Nell.
(com Whitey na lua)
Seu rosto e braço começaram a inchar.
(mas Whitey está na lua)
Acho que vou mandar essas contas de médico,
correio aéreo especial
(para Whitey na lua).


Em breve, aqui, Benezão da massa promete mais poesias do mano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale a pena aproveitar esse Super Batepapo

SBP em pauta

DESTAQUE

COMO A MÍDIA MUNDIAL ESTÁ DIVULGANDO HISTÓRIAS FALSAS SOBRE A PALESTINA

PROPAGANDA BLITZ: HOW MAINSTREAM MEDIA IS PUSHING FAKE PALESTINE STORIES Depois que o Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel, as forç...

Super Bate Papo ao Vivo

Streams Anteriores

SEMPRE NA RODA DO SBP

Arquivo do blog